Fone: 55 11 4692-6222. Fax: 55 11 4692-1136
Copyright © Hasegawa. 2010. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Andréa Mari
histÓria
Kohei Hasegawa, imigrante japonês chegou ao Brasil em 1962 aos treze anos, acompanhado dos pais. Mesmo, tão jovem e sem experiência na agricultura já tinha visão de negócio e a forte determinação de produzir hortaliças. Com todas as adversidades incluindo a falta de recursos financeiros, iniciou suas atividades na cidade de Registro-SP na produção de chá, como meeiro, ou seja dividia 50% dos lucros com o proprietário da terra.Permaneceu nessa atividade durante um ano. Após esse tempo, mudou-se para Piedade-SP, onde permaneceu durante um ano e meio produzindo tomate e cenoura. Transferiu suas atividades para Suzano-SP onde também produziu hortaliças como meeiro.
A determinação e o sonho de ser dono do seu negócio e produzir em 240há de terra, persistia e era o “combustível” que o alimentava.
No ano de 1965, comprou as terras do seu arrendatário, cerca de 2há, um pequeno trator e um caminhão ano 1959. Nessa época o plantio era feito com um gancho de quatro dentes e o adubo, já orgânico, era levado até o plantio em carrinho de mão. A produtividade era de 05 engradados de hortaliças dia. Com a compra de mais 7há a produção subiu para 40 engradados. Nessa época, as hortaliças eram transportadas e comercializadas por atacadistas do CEASA e MERCADO DA CANTAREIRA, que cobravam 15% de comissão. Em 1971, já com a produção de 50 há, o Sr. Hasegawa, decidiu, ele mesmo comercializar os produtos. Para tanto alugou quatro pedras dentro do CEAGESP- Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (área determinada para uso da comercialização). Esse mesmo período, marcou o início dos seus estudos em livros técnicos japoneses, objetivando aumentar a produtividade da terra, respeitando os princípios da natureza.
No ano de 1978, o mesmo optou pela modernização da produção agrícola, através da mecanização da produção. Inicialmente, importou um trator com tração nas quatro rodas e modificou o sistema de irrigação que passou a ser de mangueira por aspersão. Mais era preciso modernizar mais, então,com a ajuda de amigos, foram desenvolvidas máquinas utilizadas até hoje, que até então não existiam no Brasil, tais como:canteiradeira rotativa, compostadeira, dentre outras. Com essas medidas empreendedoras, o negócio foi ampliado e possibilitou a aquisição 49 há de terra no município de Biritiba Mirim –SP. Nesta região, a baixa qualidade do solo, impôs muitas dificuldades na produtividade.
Em determinadas épocas do ano, as perdas chegavam até 100% da produção. Novamente , em virtude do grave problema, o Sr. Hasegawa, foi motivado a estudar a produtividade agrícola, doenças, nutrição da terra, através de livros.Tal estudo, resultou no desenvolvimento de inúmeros microorganismos, bactérias,para tratamento do solo, novas formas de adubação e técnicas de compostagem. Esses procedimentos resultaram na melhoria da produção e diminuição das perdas. A qualidade das hortaliças melhorou e o gasto com inseticidas e fungicidas diminuíram. Com a melhoria da produtividade do solo Biritiba Mirim, juntamente com a produtividade da terra de Suzano, garantiram o crescimento na produção de hortaliças, principalmente, ALFACE CRESPA, possibilitando uma maior comercialização da produção no CEAGESP.
Em 1985 adquiri atraves de um leilão, terras no município de Suzano, cerca de 50 alq.
Em 1995, em meio a crise, foi necessário uma nova estratégia comercial. A venda no CEAGESP foi suspensa, substituída pela comercialização direta de hortaliças em supermercados na região de São Paulo.
Em 2007,atento a necessidade do mercado, iniciou-se a produção de hortaliças minimamente processadas, ou seja, prontas para o consumo, atendendo com a comercialização direta, supermercados e clientes institucionais do “catering” aéreo e cozinhas industriais.
Atualmente, a empresa Hasegawa é constituída por duas fazendas Suzano e Biritiba Mirim, tendo 140há de área produtiva e 20 há de produtores terceirizados exclusivos. A estrutura física é composta por ”Packing House”, telas anti-granizo, estufas, oficina, e fabricação própria das mudas e compostagem.
Possui frota própria de caminhões e tratores, sendo a manutenção, também própria.
A equipe é composta de 300 colaboradores (Técnicos agrícolas,Nutricionista, advogados, consultor de negócios, consultor administrativo, entre outras especialidades) comprometidos e motivados, que têm o mesmo sonho do seu fundador, ou seja, produzir e fornecer hortaliças de qualidade ao consumidor, respeitando o meio ambiente, através da utilização de recursos naturais.